05/10/2017

Três situações que se aprende com os vendedores

Encontrar vendedores de alta performance não é fácil. Geralmente apenas 15% a 30% dos vendedores em uma equipe, apresentam resultados acima da média. São os chamados vendedores de sucesso, de alta performance.

Estes profissionais têm técnicas e habilidades que se repetem. E no dia do vendedor, trazemos aqui estas características especiais que eles têm e que todo ser humano deveria aprender e aplicar no dia-a-dia.

São três coisas simples, práticas e que trazem um resultado poderoso.

1. Quem não vive para servir, não serve para viver.

Vendedor tem que gostar de gente. Mais do que gostar, entender também é fundamental. Todos os profissionais que têm sucesso na carreira, possuem um excelente relacionamento interpessoal. Nem sempre têm diplomas ou se dedicaram aos estudos, mas gostam e entendem muito bem de gente. Gostam de ajudar, sentem prazer em resolver problemas. E com isto, conseguem o efeito da reciproca. As pessoas querem retribuir e então cria-se um círculo virtuoso que impulsiona a vida das pessoas.

2. Sorte não existe!

Para de colocar a culpa do seu fracasso no azar ou na vida. Os vendedores de sucesso levantam cedo e dormem tarde. Não fazem grandes intervalos e paradas ao longo do dia. Eles estão sempre aprendendo e evoluindo. Têm foco no resultado e não medem esforços para garantir o que querem. Levantam a bunda da cadeira e escolhem na maioria das vezes o caminho mais difícil. Ficar na zona de conforto e fazendo escolhas que te economizam tempo e energia pode trazer pouco resultado. Da próxima vez, antes de falar que está com azar, verifique o que as pessoas que têm “sorte” fazem e que você não faz. Sorte, definitivamente não existe. O que existe é dedicação.

3. Cale a boca e ouça mais!

Quem inventou que vendedor deve falar muito? Os vendedores que demonstram maior empatia são aqueles que falam cerca de 30% do tempo e ouvem 70%. Ouvir e ter interesse genuíno pelas pessoas é muito importante. Dizem, que se você quer ser interessante para alguém, interesse-se por ela. Pergunte, ouça e observe. Fale pouco e de forma acertada.
Servir, esforçar-se e ouvir. Pratique estas técnicas no trabalho, mas também leve para dentro da sua casa, com a sua família e amigos. São princípios nobres que cada vez mais o ser humano tem se esquecido.

> Fonte: Portal Varejo Ativo.

> Texto também publicado no site da FCDL.

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CDL Palhoça

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