Uma das épocas mais promissoras para o comércio brasileiro está chegando: o Natal. Em 2022, um levantamento da CNDL/SPC Brasil aponta que a data vai levar quase 118,7 milhões de pessoas às compras. Entre os presentes mais procurados devem estar roupas, calçados, perfumes, cosméticos e brinquedos.
No total, as vendas no Natal devem movimentar R$ 66,6 bilhões na economia do país. Conforme a CNDL/SPC Brasil, isso porque a média gasta nos presentes deve custar em média R$ 132.
Natal 2022: as expectativas para a celebração deste ano
Depois de longos dois anos de diminuição nas compras de final de ano, 2022 promete ser de grandes expectativas para as vendas no Natal. Segundo pesquisa da CNDL/SPC Brasil, percebe-se uma estabilidade na intenção de compras se comparado a 2021, cerca de 73% pretendem dar presentes para outras pessoas na data. Entre os que não vão presentear, 30% contam não gostar ou não ter o costume, 28% não têm dinheiro, e 16% estão desempregados.
Segundo pesquisa, filhos serão os mais presenteados em 2022
Os mais lembrados na hora de presentear serão os filhos (62%), o cônjuge (45%) e a mãe (41%). Além disso, 59% dos consumidores pretendem comprar presentes para si mesmo na data, uma queda de 10 pontos percentuais em relação ao ano passado.
Entre os itens mais comprados, 57% afirmam que pretendem comprar roupas, 38% calçados, 36% perfumes/cosméticos, 34% brinquedos e 21% acessórios.
De acordo com os consumidores que presentearam no Natal de 2021, 44% pretendem comprar este ano a mesma quantidade de produtos adquiridos no ano passado, enquanto 29% pretendem comprar mais presentes e 16% menos, uma queda de 6 pontos percentuais.
Entre os pesquisados, 41% pretendem gastar mais nas compras de presentes este ano, um aumento de 10 pontos percentuais em comparação a 2021 e principalmente as classes A/B). Enquanto 29% têm intenção de gastar a mesma quantia e 21% pretendem gastar menos – queda de 13 pontos percentuais frente a 2021, e com destaque nas classes C/D/E e consumidores até 54 anos.
Entre aqueles que devem gastar mais em 2022, 40% explicam que os preços estão mais caros, 21% que darão mais presentes e 20% afirmam que darão um presente melhor.
Compras on-line ganham destaque nas vendas no Natal
Este ano, 82% dos consumidores pretendem realizar compras nos canais off-line, principalmente nas lojas de departamento (42%) e em shopping center (40%). No entanto, 50% devem comprar algum presente pela internet, o que representa 81,2 milhões de consumidores.
Entre aqueles que farão compras on-line, 36% devem comprar quase todos os produtos na internet, 7 a cada 10 presentes serão adquiridos por este canal. Além disso, 77% devem utilizar os aplicativos, 76% os sites e 18% o Instagram para adquirir os produtos.
E a sua empresa já está preparada para as vendas no Natal? A CDL Palhoça deseja saber. Conte para a gente nos comentários! Aproveite e curta as nossas nas redes sociais: Facebook e Instagram.