Dia dos Namorados: a expectativa do comércio para 2021!

Dia dos Namorados: a expectativa do comércio para 2021!

A data mais romântica do ano está chegando, o Dia dos Namorados. E assim como ocorreu em 2020, este é o segundo ano de comemoração em meio à pandemia do coronavírus. No entanto, mesmo em um momento delicado, a data promete saldos positivos para o comércio. 

Para ter uma ideia, em 2020 houve uma queda em torno de 25,3% nas vendas, conforme dados Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A justificativa para um saldo negativo foram as restrições mais rigorosas de funcionamento do comércio e circulação de pessoas no período.

No entanto, agora com flexibilização de algumas medidas, a segunda data com maior movimentação do comércio promete ser acima das expectativas. Como você confere nos dados a seguir. Continue a leitura do texto e veja! 

 

Dia dos Namorados 2021 e os destaques do comércio 

1. Varejo prevê faturar cerca de R$1.8 milhão 

Sabemos que as vendas do comércio desde do início da pandemia diminuíram significativamente, porém o Dia dos Namorados de 2021 será o fôlego que os lojistas estão esperando. Afinal, a expectativa é para haja um crescimento de 29,4% nas vendas comparado a 2020, cerca de R$1.8 milhão de faturamento. 

Uma pesquisa realizada pela Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL) aponta que a intenção para o período é da maioria dos consumidores realizarem a compra do presente na semana do Dia dos Namorados, sendo alguns na própria véspera da data. Lembrando que este ano o dia 12 de Junho cairá no sábado. 

Além disso, os segmentos destaques para compras no Dia dos Namorados 2021 serão: perfumes, chocolates, vestuário, calçados e bolsas e cosméticos. 

2. Como será a busca por restaurantes? 

Ainda vivemos momentos de pandemia, portanto é necessário muitos cuidados e, principalmente, evitar aglomerações. No entanto, isso não significa que a data passará em branco neste quesito, a expectativa é de uma comemoração caseira e intimista. A maioria dos casais, conforme dados da MindMiners, em âmbito nacional, cerca de 32% farão um jantar romântico em casa, enquanto 28% dos casais pedirão comida por delivery. 

Já em Santa Catarina, os dados são um pouco diferentes. Isso porque uma proporção maior de casais planeja sair para comemorar a data em 2021. Comparado a 2020, o índice aumentou de 12,2% com intenção de almoçar ou jantar em um restaurante para 35,1% agora. Entretanto, mesmo assim, 44,2% não pretendem comer fora.

3. Comércio eletrônico ganhará destaque na data 

O crescimento do e-commerce é cada vez maior no país. E com a pandemia o aumento foi ainda mais significativo. Em 2020, somente no Dia dos Namorados, por exemplo, as lojas virtuais faturaram cerca de R$4.1 bilhões. Sendo a data com mais venda, inclusive em comparação ao Dia das Mães e Natal. 

Para 2021, não é diferente. No Dia dos Namorados de 2021 as compras individuais podem ser ainda maiores, considerando que uma grande parcela do público brasileiro passou a usar o e-commerce nesse período. Portanto, se você (lojista) conta também com loja virtual, prepare-se para grandes surpresas nesta data. 

O que diz o presidente da FCDL\SC 

O empresário Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC, considera que “os empreendedores catarinenses têm a capacidade de superar obstáculos em seu DNA e sairão mais fortes deste momento”. Tauffer observa que “o consumidor prossegue cauteloso por conta da conjuntura, mas, em paralelo, está saudoso de uma prática recorrente e histórica: o prazer de ir às compras, de presentear e ser presenteado”. Para o dirigente lojista, a combinação do início da temporada de frio e o Dia dos Namorados deve “reforçar o apelo ao consumo”.

A FCDL\SC lançou a campanha “Presentear é fazer-se presente”. Aproveite a data para inspirar seus clientes neste Dia dos Namorados! Confira a campanha completa  neste link. Aproveite para assistir o filme da campanha de Dia dos Namorados: