A pesquisa conduzida pela CNDL em todas as capitais, em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Offerwise Pesquisas, revela que 78% dos consumidores têm a intenção de comprar ao menos um presente para o Dia das Mães em 2024. Este número representa aproximadamente 128 milhões de pessoas, o que deve movimentar cerca de R$ 40,21 bilhões nos setores de comércio e serviços.
As principais destinatárias dos presentes serão as mães (75%), seguidas pelas esposas (18%), sogras (16%) e avós (12%). O gasto médio previsto é de R$ 314, com 18% dos consumidores planejando gastar até R$ 100 e 23% entre R$ 101 e R$ 200. A pesquisa indica que os brasileiros pretendem comprar em média dois presentes.
Entre os motivos para presentear, 54% destacam o carinho e esforço das mães, 23% consideram o ato de presentear importante, e 18% têm o hábito de presentear pessoas queridas.
Em relação aos gastos, 36% planejam gastar o mesmo valor que no ano anterior, 34% mais e 15% menos. A maioria (70%) acredita que os preços dos produtos estão mais altos este ano em comparação com o ano passado.
Os produtos mais populares serão roupas, calçados ou acessórios (42%), perfumes (41%), cosméticos (26%) e chocolates (17%). A maioria dos consumidores planeja comemorar o Dia das Mães em casa (44%) ou na casa da mãe (28%), enquanto 9% planejam almoçar fora em restaurantes ou bares.
Embora a maioria das compras deva ocorrer em lojas físicas (74%), 37% dos consumidores planejam fazer pelo menos uma compra online, com 79% optando por sites, 63% por aplicativos e 20% pelo Instagram.
No que diz respeito ao pagamento, 67% planejam pagar à vista, com destaque para o PIX (41%) e o cartão de débito (21%). Cerca de metade dos consumidores (48%) planeja pagar a prazo, com o cartão de crédito parcelado sendo a opção mais comum (29%).
A pesquisa também revela que 32% dos consumidores que pretendem comprar presentes estão com contas atrasadas, sendo que 77% estão com o nome sujo. O presidente da CNDL enfatiza a importância do planejamento financeiro para evitar que as compras se tornem um problema no orçamento das famílias e ressalta a necessidade de priorizar o pagamento das contas antes de adquirir novas dívidas.
Confira a noticia completa no link abaixo
https://site.cndl.org.br/dia-das-maes-deve-movimentar-4021-bilhoes-de-reais-no-varejo-78-dos-consumidores-pretendem-presentear-mostra-pesquisa-cndlspc-brasil/