A Associação de Voluntários de Saúde do Hospital Infantil Joana de Gusmão (AVOS) atua há 40 anos com um trabalho voluntário na assistência social às crianças e aos adolescentes atendidos no Hospital Infantil, em Florianópolis. Além disso, a AVOS contribui com a complementação da assistência médico-hospitalar da instituição de saúde, que tem um volume de atendimento de 70% de pacientes vindos do interior do Estado. Cabe ainda ressaltar que a entidade fornece gratuitamente atendimento à criança internada ou em tratamento no Hospital Infantil, estendendo também a assistência aos familiares dessas crianças.
Um trabalho tão importante merece especial atenção. Assim, a CDL de Palhoça realizou uma ação entre seus 800 associados: cada um está colaborando com R$ 1,00 (um real) por mês para apoiar a entidade. Assim, na última segunda-feira, 19/09/2016, o presidente da CDL de Palhoça, Josué da Silva Mattos, a vice-diretora de SPC da CDL, Maria Zélia Ferreira Duarte, e o vice-presidente para Assuntos Públicos e Políticos da FCDL/SC, Raul Weiss (que, atualmente, está no exercício da Presidência) realizaram uma visita à sede da AVOS, na capital do estado, para entregar um cheque no valor de R$ 800,00. A quantia, que corresponde à doação de cada um dos associados da CDL de Palhoça, será repassada para a AVOS todos os meses.
O cheque foi recebido pela presidente da associação, Maria Gertrudes da Luz Gomes, e pela assessora executiva da entidade, Bernadete Berto. “Foi maravilhosa a lembrança da CDL de Palhoça ao fazer essa campanha para ajudar a nossa casa e, principalmente, ajudar as nossas crianças portadoras de câncer. Estas ações são muito importantes porque nós precisamos demais da ajuda de todos. E que outras associações e entidades sigam este exemplo para que possamos ajudar ainda mais as crianças e os seus familiares”, frisou a presidente da AVOS.
A CDL de Palhoça já realizou outras parcerias com a entidade, com destaque para o leilão beneficente que aconteceu em 2015 dentro da programação da Campanha Outubro Rosa, que combate o câncer de mama. “Ainda que nosso trabalho principal seja voltado aos lojistas de nosso município, temos convicção que é um dever da CDL apoiar uma causa tão nobre quanto esta realizada pela AVOS. Nossa ideia é plantar uma semente que germine em todo o estado, fazendo com que este ato, realizado com a participação fundamental dos lojistas, sirva de motivação para que outras CDLs também realizem campanhas semelhantes junto aos seus associados como forma de apoiar a AVOS”, finalizou Josué.