Ir para o conteúdo
  • CDL
    • SOBRE A CDL
    • COLABORADORES
    • EDITAIS DE CONVOCAÇÃO
  • SOLUÇÕES
  • CONVÊNIOS
  • AGENDA
  • NOTÍCIAS
  • NÚCLEOS
    • MULHER
    • RACE
    • MESA
  • CONTATO
  • CDL
    • SOBRE A CDL
    • COLABORADORES
    • EDITAIS DE CONVOCAÇÃO
  • SOLUÇÕES
  • CONVÊNIOS
  • AGENDA
  • NOTÍCIAS
  • NÚCLEOS
    • MULHER
    • RACE
    • MESA
  • CONTATO
Associe-se
SISPC

Alterações de Leis Municipais trazem novidades para estabelecimentos e MEIs

  • setembro 22, 2021

Duas novas Leis Complementares – LC foram publicadas em agosto, ambas de autoria do Vereador Estefano Broering, que têm grande relevância para o nosso comércio. Confira os resumos desses novos dispositivos que provocam alterações de leis municipais e clique sobre o número das leis para acessar seus textos completos.

Taxa de Fiscalização de Funcionamento

A primeira delas é a LC 0306/2021, que torna possível o fracionamento proporcional da TLL (Taxa de Licença de Localização) ou TFF (Taxa de Fiscalização de Funcionamento), em seus acréscimos sobre horários extras de abertura do estabelecimento.

Além de ampliar o horário de funcionamento das 18:00h para as 19:00h, esta nova Lei torna mais justos os valores de acréscimo, por fazê-los de forma diretamente proporcional. Assim, a loja que decidir abrir até às 20:00h, p.e., pagará uma adicional sobre a TFF de apenas 10%, e não mais os anteriores 50% generalizados. Se for até às 21:00h, será de 20% sobre a TFF e assim por diante, até as 24h.

A cobrança prevista na lei municipal não se aplica a estabelecimentos que possuam como atividade principal atendimento hospitalar, pronto-socorro e unidades para atendimento de urgências e emergências, policlínicas e clínicas médicas, odontológicas, veterinárias e farmácias.

Benefícios fiscais para os MEIs

A segunda Lei Municipal com novidades é a LC 0307/2021 que concede uma série de benefícios fiscais para os MEIs, no tocante a isenção plena dos valores das taxas municipais (cons. Viabilidade; TFF; TLL; fiscalização sanitária; etc.). A legislação dá isenção da TFF 2021 para todas aquelas empresas que foram prejudicas pela pandemia. Quem já tiver pago a TFF 2021 ficará com crédito para ser compensado até o final de 2022.

Acompanhe as redes sociais da CDL Palhoça para saber mais novidades relativas ao nosso comércio e assuntos de interesse do empresariado.

Veja as últimas notícias

| CONNECT LEADER 2026 reúne lideranças em um dia intenso de conteúdo, conexões e experiências em Palhoça
Sem categoria

CONNECT LEADER 2026 reúne lideranças em um dia intenso de conteúdo, conexões e experiências em Palhoça

  • 17/04/2026

Na última quinta-feira, 16 de abril, a Casa Vivaz foi…

Ver mais...
| CDL Palhoça marca presença em encontro estratégico de desenvolvimento empresarial em São José
Últimas Notícias

CDL Palhoça marca presença em encontro estratégico de desenvolvimento empresarial em São José

  • 10/04/2026

Na última quinta-feira, dia 09 de abril, a CDL de…

Ver mais...
| Páscoa 2026 deve levar 106 milhões de consumidores às compras e acende alerta para o varejo
Dicas

Páscoa 2026 deve levar 106 milhões de consumidores às compras e acende alerta para o varejo

  • 27/03/2026

A Páscoa de 2026 se confirma como uma das datas…

Ver mais...
| Conexão Empresarial promove troca de experiências com empresário local na CDL de Palhoça
Dicas

Conexão Empresarial promove troca de experiências com empresário local na CDL de Palhoça

  • 25/03/2026

Na noite da última terça-feira, dia 24 de março, às…

Ver mais...
| Sebrae Varejo + inicia jornada de desenvolvimento para empresários em Palhoça
Cursos

Sebrae Varejo + inicia jornada de desenvolvimento para empresários em Palhoça

  • 24/03/2026

Na manhã de segunda-feira, dia 23/03, às 7h30, aconteceu o…

Ver mais...
| GRUPO MESA realiza mais um encontro na CDL de Palhoça com foco em marketing e vendas na prática
Gastronomia

GRUPO MESA realiza mais um encontro na CDL de Palhoça com foco em marketing e vendas na prática

  • 20/03/2026

Na tarde do dia 16 de março, às 15h, a…

Ver mais...
Ver mais conteúdos

Quer falar conosco?

Toque no botão abaixo e fale diretamente com a CedelinIA.

Fale com a CedelinIA

Institucional

  • Quem somos?
  • Soluções
  • Colaboradores

Contatos

  • (48) 3242-1900
  • contato@cdlpalhoça.org.br
  • Rua 24 de Abril, 2943 – 2º Andar Palhoça/SC

Sobre

A CDL Palhoça, há mais de 38 anos, representa e fortalece o empresariado local. Com sede própria e ampla estrutura, oferece serviços e benefícios aos associados, promovendo o desenvolvimento, a inovação e o crescimento sustentável das empresas, reafirmando seu compromisso com o progresso econômico de Palhoça.

© Copyright 2025 | Todos os direitos reservados