CDL Palhoça: Investimentos marcaram o ano de 2015

cdlCom o crescimento apresentado pela CDL Palhoça nos últimos anos, muitas mudanças foram incorporadas ao cotidiano da entidade. “Vivemos um processo de constante evolução, sempre trabalhando para o desenvolvimento dos nossos lojistas e do nosso município”, define o presidente da CDL, Josué da Silva Mattos. E em 2015, essas transformações se tornaram ainda mais profundas com a reestruturação pela qual passou a entidade, humanizando sua estrutura física, informatizando os processos, ampliando a comunicação interna e externa, além de profissionalizar ainda mais o trabalho com seus associados e o público em geral.

No ano que passou, as atividades da CDL Palhoça foram desenvolvidas sobre quatro matrizes, sendo estas: Área Organizacional; Inovação & Novos Negócios; Mídia & Promoção do Comércio; Responsabilidade Social.

Na Área Organizacional, as ações incluíram a criação do Manual de Ética de Trabalho, que incluiu uma campanha em prol de melhor organização dos processos individuais, com diminuição de papéis; entre outros. Também foram desenvolvidas a Agenda de Eventos do ano, bem como foram fechados os contratos com os locatários nas salas do piso inferior da sede. Outro destaque foi o desenvolvimento de um novo site da entidade.

Já na área de Inovação e Novos Negócios, foi criada e implementada a sistemática de eventos sócio-motivacionais (Zumba; Outubro Rosa/Chá de Lenço, Natal Mágico/Desfiles, etc.); também houve a criação e implementação de encontros do Clube da Mulher CDL, bem como a conclusão da negociação com a 3ª Vara Cível para a implantação de um Posto de Ingresso de Pequenas Causas na CDL; além disso, foi criado um Setor de Cobranças de dívidas dos lojistas; destaque ainda para a criação da Certificação Digital e os novos convênios firmados.

Na área de Mídia e Promoção do Comércio, foram criadas feiras sazonais de queima de estoque e eventos promocionais para retenção dos consumidores no município (“Bazar da Moda” e “Feirão do Imóvel”), com acordo fechado para repetirem-se ambos os eventos anualmente. Um ponto de destaque foi a sedimentação do marketing como atividade permanente da CDL, através do Departamento de Eventos; além disso foram realizados diversos encontros tanto do Clube Mulher CDL quando do Núcleo Imobiliário, ambos criados em 2015.

Por último, na área de Responsabilidade Social, foi realizada uma aproximação com um grupo que está se organizando para criar o Observatório Social em Palhoça, que será uma importante ferramenta de fiscalização da sociedade. O destaque dessa área foi a realização da 4ª Stammtisch em parceria com a ACIP, uma grande festa que uniu toda a cidade.

“Todas estas realizações só foram possíveis graças à dedicação de nossa equipe e, claro, à confiança de nossos lojistas que consideram a CDL sua legítima representante e referência em serviços de apoio aos negócios empresariais de Palhoça e região”, destaca o presidente da entidade. Cabe ainda destacar o trabalho e a parceria de toda a diretoria da CDL, composta também por Maria de Lourdes Rosa (vice-presidente), Sidney Luchtemberg (diretor de SPC), Maria Zélia Ferreira Duarte (vice-diretora de SPC), Raul Roberto Weiss (diretor financeiro), Joel Guarezi Trento (vice-diretor financeiro), Anderson Silveira de Souza (diretor secretário), Alaécio Monteiro Silvy (vice-diretor secretário), Maurino Antônio da Rosa (diretor de patrimônio) e Eliete Maria Martins (diretora social). Também compõem o Conselho Fiscal da entidade Estefano Adolino Franscisco (1º titular) e seu suplente Nilsonei Martins, Eduardo Lara Souza (2º titular) e seu suplente Almir Anísio Rosa, Luciano Torrens (3º titular) e seu suplente (Kizzi Guedert Malagotti). E há ainda a colaboração de Luiz Otávio Baasch (superintendente), Karen Quadros de Medeiros (secretária executiva) e Graziele Batista (diretora de eventos), todos contribuindo para o sucesso da CDL Palhoça.

“Ano passado, fizemos muitos investimentos em estrutura e pessoal, além de conquistarmos parcerias promissoras. Não foi por acaso que crescemos aproximadamente 39,84%, um número ainda mais expressivo quando levamos em conta o fraco desenvolvimento econômico do país. Neste ano, os diretores serão como novos motores, ampliando a potência da CDL Palhoça no comércio da região. Por esse desempenho, recebemos uma Premiação da FCDL no valor de R$ 5.000,00, divididos entre nossos colaboradores”, aponta Josué.

Calendário e mapa do município

Os associados e diversos lojistas de Palhoça já estão recebendo de presente duas ferramentas fundamentais para o dia a dia de seus negócios. A primeira delas é um calendário de mesa com um resumo mês a mês das principais ações da CDL Palhoça. A outra ferramenta é um mapa do município, indispensável para conhecer o lugar em que se vive e trabalho.