Celebrando 36 Anos de Compromisso e Transformação: CDL Palhoça

Hoje, 24/11/2023, a CDL Palhoça celebra 36 anos de uma trajetória repleta de realizações, compromisso comunitário e liderança exemplar. Desde a sua fundação em 24 de novembro de 1987, a entidade tem desempenhado um papel vital no desenvolvimento e fortalecimento da comunidade local. Vamos relembrar algumas das principais ações que marcaram essas décadas de dedicação:

Fundação e Liderança Inicial:

• Data de Fundação: 24/11/1987.
  • Primeiro Presidente: Gelson Pedro Fortunado.
  • Primeiro Vice-Presidente: Josué da Silva Matos.
  • Endereço de Fundação: Rua Coronel Bernardino Machado Sala 4, próximo ao atual endereço na Rua 24 de Abril 2943.

Conquistas e Iniciativas Marcantes:

1. Redução de Custos: A CDL Palhoça liderou um movimento pela derrubada da tarifa interurbana entre Palhoça e Florianópolis, facilitando a comunicação na região.
  2. Natal Esperança e Luz: Iniciou as primeiras decorações natalinas da cidade, promovendo o evento anual “Natal Esperança e Luz” em parceria com a Prefeitura Municipal de Palhoça.
  3. Sede Própria: Em 2002, a CDL Palhoça adquiriu sua sede, marcando um passo significativo. Em 2014, a construção da nova sede consolidou o compromisso com a comunidade.
  4. Educação e Capacitação: Organizou e disponibilizou cursos e workshops para associados e munícipes, promovendo o desenvolvimento profissional na região.
  5. Mobilização Cidadã: Iniciativas como a colocação de lixeiras pela cidade e a campanha para o posto SINE demonstram o compromisso com a qualidade de vida na comunidade, encontros trimestrais com o prefeito e articulação para demandas especificas.
  6. Ação Popular e Fiscalização: Liderou uma ação popular contra o aumento salarial exorbitante dos vereadores, evidenciando um compromisso inabalável com a justiça.
  7. Articulação Comunitária: Participou ativamente na articulação e contribuiu financeiramente para trazer o Corpo de Bombeiros ao município, fortalecendo a segurança local.
  8. Inovação Tributária: Desempenhou um papel crucial na liderança para a aplicação da Substituição Tributária aos optantes do Simples Nacional.
  9. Lei de Feiras Itinerantes: Liderou a criação da Lei 4.000/2014, regulamentando a instalação de feiras itinerantes na cidade.
  10. Ações Sociais e de Saúde: Realizou o primeiro bazar de moda Liquida Palhoça, a ação anual Outubro Rosa para prevenção do câncer de mama, além de apoiar a implantação do Observatório Social de Palhoça.
  11. Parcerias Estratégicas: Estabeleceu parcerias com o Senac para o seminário “VENCER, VENDER”, e com o Sebrae, oferecendo sala para atendimento e cursos de apoio aos empresários locais.
  12. Eventos Comunitários: Organizou eventos como Recicla CDL na escola, Família na Praça, Festival de Outubro e Primavera, CDL nos Bairros, Festival Gastronômico, entre outros.
  13. Proximidade com Empresários: Realizou reuniões nos bairros e Happy Hours CDL para ouvir e apoiar os empresários locais, empossando embaixadores para cada bairro.
  14. Conexão Fashion: Promoveu o primeiro desfile de moda para estreitar os laços entre fornecedores e lojistas.
  15. Núcleo Mulher: Reuniões, suporte, acolhimento são algumas das muitas ações realizadas neste grupo.
  16. Stammtisch: Realiazação anual da festa alemã, a primeira começou no estacionamento da entidade.
  17. Centro Empresarial Raul Roberto Weiss: Homenagem póstuma ao ex-presidente Raul Roberto Weiss que prestou uma grande contribuição na CDL e na Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina.
  18. Sustentabilidade: Instalação de placas solares em um terreno adquirido em Taquaras para gerar toda a energia consumida no prédito da entidade.

Essas são apenas algumas das grandes realizações da sua Câmara de Dirigentes Lojistas nos seus 36 anos de história.

Celebramos não apenas a história da CDL Palhoça, mas também a construção de uma comunidade mais forte, unida e próspera.

Parabéns a todos que fazem parte dessa história e contribuem para o sucesso contínuo da CDL Palhoça!