CNDL – Presidente aponta desafios e perspectivas da Reforma Tributária

O presidente da CNDL destaca a importância histórica da Emenda Constitucional 132, que marca um avanço na reforma tributária após mais de 30 anos. No entanto, ressalta que ainda há desafios a enfrentar, especialmente no setor de Comércio e Serviços, que gera grande parte dos empregos e da renda no país. Ele aponta preocupações com o aumento das alíquotas, a complexidade do sistema tributário e os impactos no Simples Nacional para micro e pequenas empresas. A CNDL propõe medidas para mitigar esses efeitos, como a criação de crédito presumido para empresas do Simples. Destaca a falta de estudos sobre os impactos econômicos e a necessidade de equilibrar a simplificação tributária com a busca por receitas pelo governo. Enfatiza a urgência de uma reforma administrativa para melhorar a eficiência dos serviços públicos e evitar mais aumentos na carga tributária. Conclui que o país precisa de uma reforma tributária moderna e adequada às diversas realidades setoriais e regionais, destacando a importância do Congresso Nacional em fechar as lacunas existentes.

Confira a matéria completa no link abaixo