FCDL/SC: dicas para proteger o comércio no Carnaval

Uma das maiores e mais esperadas festas do ano, o Carnaval, está se aproximando. Nesta época, o Estado recebe inúmeros visitantes que, assim como alguns moradores, saem às ruas em busca de diversão. Blocos de carnaval, folia de rua, carros alegóricos, entre outras atrações, circulam por vias que, em geral, costumam abrigar estabelecimentos comerciais. E nesse cenário, algumas empresas, seja pela ação de vândalos, criminosos ou brigas, podem sofrer avarias. A fim de se evitar transtornos e eventuais prejuízos, a FCDL/SC, com o auxílio da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), preparou algumas dicas que podem ajudam a proteger seu patrimônio. Confira, abaixo:

VITRINE:
Evite a exposição de materiais e produtos na fachada da loja, em especial os de valor. A orientação da PM é retirá-los no período em que o estabelecimento estiver fechado e recolocá-los apenas quando o comércio for aberto. “Se o empresário tiver algum tipo proteção, similar a uma cortina blackout, que a impeça a visão para o interior da loja, também recomendável colocá-la”, instrui o major Aires Volnei Pilonetto, do Centro de Comunicação Social da PMSC.

SISTEMA DE MONITORAMENTO:
Se a empresa tiver algum sistema de segurança, o empresário deve se certificar de que os dispositivos e alarmes estão acionados antes do fechamento do estabelecimento.

FALE COM SEU VIZINHO:
Pedir auxílio de um vizinho também é uma saída eficaz. Se na via onde o comércio está instalado tiver algum conhecido que resida no local, o empresário pode pedir para este vizinho monitorar o ambiente e, em caso de atitude suspeita, orientá-lo para acionar a PM.

PROCURE A PM DE SEU MUNICÍPIO:
Diante da particularidade dos eventos carnavalescos no município, a PM recomenda que o lojista procure a unidade de polícia militar de sua cidade. “Nada melhor do que o Comando local para auxiliar o lojista sobre a necessidade de adotar alguma estratégia”, afirma o major Pilonetto. A PM também irá reforçar o efetivo policial nos município como parte da Operação Sorriso, que será desencadeada durante o Carnaval para garantir a segurança de todos.

> Texto originalmente produzido pela FCDL, disponível também no site Site da FCDL.