(48) 3242-1900

CDL Palhoça cria Núcleo Gastronômico

Fundação do Núcleo Gastronômico da CDL Palhoça tem como objetivo transformar a cidade num pólo do segmento

Como utilizar todos os potenciais turísticos, empreendedores e profissionais quando o assunto é a gastronomia em Palhoça? Tendo como objetivo o desenvolvimento e fortalecimento do setor gastronômico no município, com foco nas empresas do ramo com sede fixa e atendimento local, o Núcleo Gastronômico (NGP) da CDL Palhoça teve sua fundação oficial na última quinta-feira, 24/08/2017.

Com a presença de colaboradores da CDL Palhoça, de empresários do setor, representantes do governo municipal e entidades convidadas, o encontro contou com uma detalhada apresentação do NGP, cujas finalidades principais incluem:

– Fortalecer, através da cooperação entre empresas participantes do NGP CDL, a gastronomia do município de Palhoça.

– Fomentar o turismo na cidade de Palhoça através da sua gastronomia.

– Aumentar o fluxo de clientes nas empresas participantes.

– Qualificar a mão de obra existente nas empresas e promover a qualificação da mão de obra da comunidade de Palhoça voltada para o setor de gastronomia.

– Tornar Palhoça um pólo de referência na região, no segmento de gastronomia.

O empresário Jorge Alexandrino Cardoso Costa, proprietário do The Liffey Brew Pub, realizou a apresentação do NGP CDL.

O empresário Jorge Alexandrino Cardoso Costa, proprietário do The Liffey Brew Pub, que realizou a apresentação, explica que o foco do núcleo em gastronomias fixas (estabelecimentos com estruturas montadas sempre no mesmo local) foi definido pelo aprendizado de uma experiência anterior. “Participávamos de outra associação e percebemos que os objetivos não estavam em comum acordo com o das gastronomias fixas. Assim, discutimos e elaboramos uma proposta ao logo dos últimos meses e optamos por esse formato. A partir de agora, vamos chamar as demais gastronomias fixas do município para fazer um plano de trabalho, ampliando as ideias para a solidificação do núcleo”

Ainda segundo Jorge, para alcançar este objetivo, é fundamental a participação ativa de cada restaurante no desenvolvimento das atividades do grupo. Além disso, neste primeiro momento, serão definidas metas claras, será elaborado um regimento interno, será criado  um caixa próprio para as ações, serão estabelecidas parcerias estratégicas (fornecedores, indústria, distribuidores, órgãos governamentais, etc), entre outras ações

Como fazer parte do NGP CDL

Presidente da CDL, Josué da Silva Mattos, falou aos presentes

O Núcleo Gastronômico está inserido na CDL Palhoça, que possui 30 anos de experiência em atender os lojistas e prestadores de serviço no município.

Para o presidente da entidade, Josué da Silva Mattos, este é um momento importante para o setor. “O crescimento expressivo do município nos últimos anos se deve muito ao empenho dos empreendedores locais. E a CDL Palhoça se dedica diariamente para tornar o trabalho do nosso associado sempre mais eficiente, trazendo ganhos tanto para os empresários, quanto para seus colaboradores e cliente. Para tanto, queremos que o Núcleo Gastronômico tenha a sua autonomia. Nosso objetivo, tanto do NGO quanto da CDL é a municipalização do trabalho, alcançando todas as partes da cidade com serviços de credibilidade”, afirma Josué.

Para participar do NGP, é necessário ser associado à CDL Palhoça, ter CNPJ no município, ser dos ramos de atividades de restaurante e lanchonete obedecendo aos CNAE’s (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 5611201 e 5611203, ter sede fixa no município de Palhoça, realizar atendimento ao público no município de Palhoça, no endereço do seu CNPJ, estar em dia com as mensalidades do Núcleo Gastronômico e estar em dia com os alvarás necessários para funcionamento do seu estabelecimento.

Presenças registradas

A reunião de fundação do NGP contou com a participação do Secretário Municipal de Turismo de Palhoça, Adriano Mattos, representando o Prefeito Camilo Martins, que destacou ser um passo muito importante para a organização do setor gastronômico na cidade. “Palhoça tem se desenvolvido muito na questão da gastronomia, como comprovam inaugurações recentes de empreendimentos já reconhecidos em outros lugares. E temos um grande potencial para criarmos um pólo gastronômico. Na fundação desse núcleo, o que eu vejo de mais importante é a classe empresarial organizada e unida, sem depender exclusivamente do poder público”, destacou Adriano.

Também registraram presença no evento Janira Mattos (Koala Burguer), Alexandre Kinto (Temakin), Artur Fernando Prass (Big Bamboo), Marcos Antônio Souza (Faculdade Municipal), Alexandre da Silva (Faculdade Municipal), Fernando Moro Cechinel (Secretaria Municipal de Turismo), Priscila da Silva (SENAC Palhoça), Francine da Silva (SENAC Palhoça), Karen Quadros (CDL Palhoça) e Luiz Otavio Baasch (CDL Palhoça).

Próximas etapas

O Núcleo Gastronômico já está em funcionamento, mas algumas etapas ainda precisam ser finalizadas para que os trabalhos fluam com mais agilidade.  A principal delas é a definição da organização interna, com nomes específicos para as seguintes funções: Coordenador (coordena todas as ações do NGP CDL e representa este núcleo), Vice-Coordenador (representa e substitui o coordenador na ausência do mesmo), Tesoureiro (audita, controla, arquiva e presta contas das despesas, receitas e documentos financeiros do núcleo), Secretário (convoca, instala, registra e coordena as reuniões do NGP CDL e arquivos do NGP), Gestor de Relações Públicas (estabelece e mantém relacionamento entre nucleados, fornecedores, parceiros, órgãos, representando o NGP CDL), Gestor de Marketing (desenvolve, gerencia e executa um plano de marketing para o NGP CDL), Gestor de Capacitação (propõe, gerencia e organiza as capacitações promovidas pelo NGP CDL) e Gestor Gastronomias Praias (responsável por ser o porta voz de todas as atividades do NGP para as gastronomias localizadas nas praias de Palhoça).

A próxima reunião está agendada para o dia 05/09/2017, às 15h00m, na sede da CDL Palhoça. Na oportunidade, serão definidas as coordenadorias bem como serão oficializadas as gastronomias participantes do NGP CDL.

ASSOCIE-SE A CDL

CONTATE A CDL

REDES SOCIAIS