O número de inadimplentes cai pela 1ª vez em 2023

Em recente publicação do site www.brasil247.com: o “número de endividados recua, mas inadimplência cresce no Brasil. A CNC prevê, ainda, que a proporção de consumidores endividados continue a diminuir em setembro, atingindo 77%, mas projeta que o endividamento volte a crescer no final de 2023, encerrando o ano próximo de 78% do total de famílias no país”.

A conciliação, um método eficaz para resolver disputas financeiras, e está demonstrando seu poder na redução da inadimplência. Ao permitir que credores e devedores cheguem a acordos amigáveis, a conciliação evita litígios demorados e custosos. Isso não apenas economiza tempo e recursos, mas também ajuda a preservar relacionamentos comerciais.

A Câmara de Arbitragem e Mediação de Palhoça vem obtendo resultados bem positivos para as empresa que se utilizam desta ferramenta só no primeiro semestre de 2023, se chegou a um percentual de 64% de êxitos em acordos. Isso resulta em pagamentos mais pontuais, melhorando a saúde financeira das empresas e reduzindo a inadimplência. À medida que mais organizações adotam essa abordagem, o impacto positivo da conciliação na gestão de dívidas está se tornando cada vez mais evidente.

Texto por Dra. Mariane Areias
Auxiliar Jurídico da Câmara de Arbitragem e Mediação de Palhoça