Ir para o conteúdo
  • CDL
    • SOBRE A CDL
    • COLABORADORES
    • EDITAIS DE CONVOCAÇÃO
  • SOLUÇÕES
  • CONVÊNIOS
  • AGENDA
  • NOTÍCIAS
  • NÚCLEOS
    • MULHER
    • RACE
    • MESA
  • CONTATO
  • CDL
    • SOBRE A CDL
    • COLABORADORES
    • EDITAIS DE CONVOCAÇÃO
  • SOLUÇÕES
  • CONVÊNIOS
  • AGENDA
  • NOTÍCIAS
  • NÚCLEOS
    • MULHER
    • RACE
    • MESA
  • CONTATO
Associe-se
SISPC

Pesquisa Dia dos Pais: mais de 70% dos consumidores de SC deve comprar presentes para os pais no comércio de rua

  • agosto 4, 2016

O comércio de rua deve ser o principal destino das compras para o Dia dos Pais em Santa Catarina: 71,9% dos consumidores pretendem garantir o presente no varejo tradicional, seguido pelos shoppings centers (18,5%) e internet (3,9%). Os setores de vestuário (60,1%), calçados (12,1%) e perfumes/cosméticos (11,5%) devem ser os mais procurados. A data impulsiona a economia nas próximas semanas, com expectativa de gasto médio de R$ 150,69 – superior ao ano passado (R$ 141,90), mas menor se levado em conta a inflação do período (8,84%), conforme aponta a pesquisa de intenção de compras para o dia dos pais, realizada pela Fecomércio SC e FCDL/SC.

Com a queda na confiança dos consumidores, em razão do aumento do desemprego, redução na oferta de crédito e recuo da renda familiar, consumidor será mais cauteloso. A percepção do catarinense sobre a situação financeira tem impacto nas compras: 40,7% afirmaram estar pior, 31,3% melhor e 27,9% igual, em relação ao ano passado.

“O comércio deve aproveitar o inverno para impulsionar as vendas no dia dos pais. Em tempos de consumo retraído, não é apenas o preço que é levado em conta: atendimento e a experiência de compras podem fidelizar o cliente em longo prazo e até garantir um tíquete médio maior”, aponta o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. Na avaliação de Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC, “o mercado já apresenta sinais de reação – ainda que tímidos – e a nossa Federação investiu em uma ampla campanha de marketing, disponível às CDLs, para atrair os consumidores e iniciar a retomada das vendas em padrões de anos anteriores”.

Comportamento do consumidor
A maioria dos catarinenses (67,8%) pretende pagar em dinheiro. O cartão de crédito aparece como segunda opção: parcelamento (11,5%) e à vista (9,5%). A preocupação com o preço é central para os consumidores (30%), seguido pelo atendimento (27%) e pela promoção (25%). Para garantir o melhor custo/benefício, 70,8% dos filhos devem fazer pesquisa de preço antes de efetuar a compra.

Quase a metade das pessoas (49,4%) deve almoçar/jantar na casa de parentes, 33,2% não programaram nada especial e 12,1% pretendem comemorar em restaurante.

A pesquisa de intenção de compras foi realizada pela Fecomércio SC e FCDL nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí para conhecer o perfil do consumidor e a intenção de compras para o período.

Para conferir a pesquisa completa, clique aqui.

> Fonte: FCDL.

Centro de Palhoça / Imagem: Reprodução - Google Street View

Centro de Palhoça / Imagem: Reprodução – Google Street View

 

Veja as últimas notícias

| Happy Hour dos Novos Associados reúne empresários em mais uma edição na CDL de Palhoça
Encontros

Happy Hour dos Novos Associados reúne empresários em mais uma edição na CDL de Palhoça

  • 29/04/2026

Na noite de 27 de abril, a CDL de Palhoça…

Ver mais...
| Fala Empresário do Centro impulsiona negócios com conteúdo estratégico e conexões reais
Empresarial

Fala Empresário do Centro impulsiona negócios com conteúdo estratégico e conexões reais

  • 28/04/2026

Na noite de segunda-feira, 27 de abril de 2026, às…

Ver mais...
| CONNECT LEADER 2026 reúne lideranças em um dia intenso de conteúdo, conexões e experiências em Palhoça
Sem categoria

CONNECT LEADER 2026 reúne lideranças em um dia intenso de conteúdo, conexões e experiências em Palhoça

  • 17/04/2026

Na última quinta-feira, 16 de abril, a Casa Vivaz foi…

Ver mais...
| CDL Palhoça marca presença em encontro estratégico de desenvolvimento empresarial em São José
Últimas Notícias

CDL Palhoça marca presença em encontro estratégico de desenvolvimento empresarial em São José

  • 10/04/2026

Na última quinta-feira, dia 09 de abril, a CDL de…

Ver mais...
| Páscoa 2026 deve levar 106 milhões de consumidores às compras e acende alerta para o varejo
Dicas

Páscoa 2026 deve levar 106 milhões de consumidores às compras e acende alerta para o varejo

  • 27/03/2026

A Páscoa de 2026 se confirma como uma das datas…

Ver mais...
| Conexão Empresarial promove troca de experiências com empresário local na CDL de Palhoça
Dicas

Conexão Empresarial promove troca de experiências com empresário local na CDL de Palhoça

  • 25/03/2026

Na noite da última terça-feira, dia 24 de março, às…

Ver mais...
Ver mais conteúdos

Quer falar conosco?

Toque no botão abaixo e fale diretamente com a CedelinIA.

Fale com a CedelinIA

Institucional

  • Quem somos?
  • Soluções
  • Colaboradores

Contatos

  • (48) 3242-1900
  • contato@cdlpalhoça.org.br
  • Rua 24 de Abril, 2943 – 2º Andar Palhoça/SC

Sobre

A CDL Palhoça, há mais de 38 anos, representa e fortalece o empresariado local. Com sede própria e ampla estrutura, oferece serviços e benefícios aos associados, promovendo o desenvolvimento, a inovação e o crescimento sustentável das empresas, reafirmando seu compromisso com o progresso econômico de Palhoça.

© Copyright 2025 | Todos os direitos reservados