• Notícias
  • 84% dos consumidores inadimplentes em maio são reincidentes, aponta indicador da CNDL/SPC Brasil

Um indicador da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revelou que 84,82% dos consumidores negativados em maio de 2024 já haviam sido inadimplentes nos últimos 12 meses.

De acordo com os dados, entre os devedores reincidentes, 60,96% ainda tinham dívidas antigas e 23,86% tinham quitado suas dívidas nos últimos 12 meses, mas voltaram a atrasar pagamentos. O tempo médio para reincidência é de 2,5 meses após o primeiro atraso.

Apesar disso, houve uma redução de 11,91% no número de devedores reincidentes em comparação ao ano anterior. O presidente da CNDL, José César da Costa, destacou que a reincidência costuma refletir problemas financeiros persistentes, aconselhando os consumidores a fazerem um planejamento financeiro antes de buscar negociações de dívidas.

O presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, observou que, embora a queda no número de reincidentes seja um sinal positivo, a inadimplência ainda é alta no país. Ele enfatizou a importância de evitar novos gastos até que as dívidas sejam quitadas.

Recuperação de crédito

Por outro lado, o número de consumidores que conseguiram quitar suas dívidas e sair das listas de negativados cresceu 4,16% nos últimos 12 meses até maio de 2024. A maioria dos recuperados levou de 1 a 3 anos para pagar todas as suas dívidas.

A faixa etária com maior número de consumidores que quitaram suas dívidas é de 50 a 64 anos, representando 24,03% do total. A distribuição por sexo foi quase equilibrada, com 51,95% mulheres e 48,05% homens. Em média, cada consumidor pagou R$ 2.030,56, sendo que 60,42% das pessoas pagaram até R$ 500.

Sobre a CNDL e SPC Brasil

A CNDL, criada em 1960, representa o varejo no Brasil, atuando em nome de mais de 500 mil empresas. O SPC Brasil, com mais de 60 anos de mercado, possui um dos maiores bancos de dados da América Latina e oferece serviços que auxiliam na tomada de decisão de crédito e fomentam o desenvolvimento econômico.