Nos últimos anos, a gripe H1N1 tem causado muita preocupação em todo o mundo por ser uma doença que pode provocar quadros graves, inclusive levando a pessoa infectada a óbito. Por isso, todos os anos são realizadas campanhas de vacinação e de orientação para evitar que a doença se espalhe.
Assim, a CDL Palhoça também se une no combate à gripe numa campanha que reúne ações em todos os seus canais de comunicação, como redes sociais, newsletter para os associados e, claro, em seu próprio site.
– Evitar locais com aglomeração de pessoas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal forma de transmissão não é pelo ar, mas sim pelo contato com superfícies contaminadas.
– Higienização das mãos.
Realizar de maneira frequente a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel a 71%, retirando-se os acessórios (anéis, pulseiras, relógio), uma vez que estes objetos acumulam microrganismos não removidos com a lavagem das mãos. Assim, abra a torneira e molhe as mãos, evitando encostar-se na pia; enxágue as mãos, retirando os resíduos de sabonete; evite contato direto das mãos ensaboadas com a torneira; seque mãos e punhos com papel-toalha descartável; no caso de torneiras com contato manual para fechamento, sempre utilize papel-toalha para fechá-la;
– Álcool em gel.
Quando você limpa as mãos com o álcool em gel, este produto torna o vírus inativo e o mata.
– Evitar o uso de bebedouros públicos.
O ideal é utilizar sua própria garrafa de água, pois muitas pessoas usam os bebedouros antes de higienizar as mãos.
– Fortalecimento do organismo.
Uma alimentação balanceada, rica em vitamina C, fortalece o organismo e ajuda a criar mais resistência contra qualquer doença. Porém, isso por si só não garante prevenção contra a influenza A (H1N1), mas ajuda o organismo a responder à infecção.
– Evitar contato com olhos, nariz e boca.
Como o vírus se transmite por meio de superfícies contaminadas, evite passar as mãos no rosto, olhos, nariz e boca antes de higienizá-las
– Vacinação frequente.
Mesmo quem está vacinado contra a influenza sazonal deve tomar as vacinas, pois elas são modificadas a cada ano; os componentes são diferentes, e ela só serve para aquele tipo específico de vírus influenza.