Comprar a prazo é uma prática comum no Brasil e uma ferramenta valiosa para adquirir bens. Um estudo realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, revelou que 51% dos entrevistados tinham compras parceladas no cartão de crédito, cartão de lojas, crediário ou cheque pré-datado a pagar no mês anterior à pesquisa, totalizando aproximadamente 71,1 milhões de consumidores com contas parceladas. Além disso, a pesquisa mostrou que os consumidores tinham, em média, 5,6 parcelas de compras no crédito, um aumento em relação ao ano anterior.
Os métodos de crédito mais utilizados nos últimos 12 meses foram o cartão de crédito (78%), empréstimo pessoal (25%), limite de cheque especial (22%), PIX parcelado (22%) e crediário (19%). A maioria dos entrevistados preferia parcelar compras usando o cartão de crédito (73%), seguido pelo PIX parcelado (9%).
A pesquisa também revelou as intenções de compra dos consumidores para o próximo mês, com 80% planejando realizar compras parceladas. Os itens mais desejados incluíam roupas, calçados e acessórios (23%), eletrônicos (20%) e eletrodomésticos (15%).
No entanto, a pesquisa também destacou que 58% dos entrevistados evitaram pelo menos alguma compra a crédito nos três meses anteriores à pesquisa, principalmente no cartão de crédito parcelado (25%), cartão de crédito à vista (18%) e financiamento (15%). O medo de comprometer o orçamento e a dificuldade em pagar as parcelas foram as principais razões para evitar o pagamento a crédito.
A pesquisa também revelou que mais da metade dos entrevistados não controla o pagamento das parcelas, o que pode levar a problemas financeiros. Além disso, 34% admitiram ter ficado com o nome sujo devido a inadimplência nas compras parceladas feitas nos últimos 12 meses.
Fonte CNDL
Leia mais em:
https://site.cndl.org.br/71-milhoes-de-brasileiros-possuem-compras-parceladas-aponta-cndlspc-brasil/