O Dia dos Pais deste ano promete movimentar cerca de R$ 25,56 bilhões no comércio, segundo levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas. De acordo com a pesquisa, 68% dos consumidores planejam comprar presentes para a data, o que representa aproximadamente 110,9 milhões de pessoas nas capitais brasileiras.
Os dados revelam que 32% dos entrevistados pretendem gastar mais do que em 2023, 35% planejam manter o mesmo nível de gasto e 19% desejam reduzir suas despesas. Entre aqueles que planejam gastar mais, 56% querem comprar presentes melhores, 27% consideram que os preços estão mais altos e 23% tiveram um aumento na renda mensal. Por outro lado, 37% dos que pretendem gastar menos citam dificuldades financeiras, 28% buscam economizar, 14% estão desempregados, 14% precisam pagar dívidas e 12% não conseguiram economizar.
A pesquisa também destaca que 70% dos consumidores acreditam que os produtos estão mais caros este ano, enquanto 24% percebem estabilidade nos preços e 7% acham que estão mais baratos. O valor médio dos gastos é estimado em R$ 230, com uma média de 1,6 presentes por consumidor.
Itens de vestuário lideram a lista de presentes mais procurados, com 47% das intenções de compra, seguidos por perfumes e cosméticos (35%), calçados (27%) e acessórios (21%). A maioria dos consumidores (78%) planeja pesquisar preços antes de comprar, utilizando principalmente sites/aplicativos (65%), redes sociais (41%) e shoppings (35%).
Em termos de pagamento, 75% dos consumidores pretendem pagar à vista, principalmente via PIX (38%) e cartão de débito (21%). Já 34% têm intenção de parcelar as compras, sendo o cartão de crédito o método preferido (31%), com a média de parcelamento em quatro vezes.
A pesquisa também aponta que 81% dos consumidores pretendem pagar os presentes sozinhos, enquanto 14% dividirão os custos, principalmente com irmãos (35%), cônjuges (26%) e filhos (21%). Entre os que dividirão o pagamento, 35% o farão para reduzir os gastos, 19% por falta de dinheiro e 17% para comprar um presente melhor.
Lojas físicas continuam sendo os principais locais de compra (69%), especialmente em shoppings centers (28%) e lojas de departamento (15%). No entanto, 40% dos consumidores planejam comprar pela internet, utilizando aplicativos (71%) e sites (59%).
A pesquisa também revela que o principal local de comemoração do Dia dos Pais será em casa (37%), seguido pela casa do pai (36%) e almoços fora (8%).
Apesar do desejo de presentear, 24% dos entrevistados costumam gastar mais do que podem para o Dia dos Pais, com 10% planejando deixar de pagar alguma conta para comprar o presente. Além disso, 35% dos consumidores que pretendem presentear estão com o pagamento de alguma conta em atraso, e 65% destes também estão com o nome negativado.
Merula Borges, especialista em finanças da CNDL, alerta: “O número de inadimplentes no país tem batido recorde, o que impacta diretamente no consumo das famílias. A prioridade deve ser o pagamento das contas e a negociação das dívidas. Não vale a pena se endividar para presentear.”
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