No dia 26/07/2017, Ricardo Cogo ministrou a palestra “A lembrança que fica – A importância de deixar uma boa impressão”, na CDL Palhoça.
No evento, realizado em parceria com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), foram abordados os temas Atendimento, Vendas e Liderança de forma descontraída e prática, contando com várias participações das 62 pessoas presentes. “Fiquei impressionado pelo interesse da plateia. Em geral, essa apresentação dura cerca de uma hora e meia; desta vez, passamos das duas horas. Além disso, notei que aqui em Palhoça os lojistas e prestadores de serviços estão muito atentos na questão do atendimento. Deste modo, o encontro ajudou a rever algumas técnicas que fazem a diferença na hora de deixar uma impressão positiva dos serviços ou produtos oferecidos, bem como do ambiente de trabalho e dos profissionais envolvidos”, destacou Cogo.
O palestrante apontou alguns pontos essenciais no atendimento, como a apresentação de produtos e funcionários, a cortesia e o interesse pelas necessidades do cliente, a credibilidade dos serviços oferecidos e competência técnica dos funcionários.
Para o presidente da CDL Palhoça, Josué da Silva Mattos, o amplo interesse pelo assunto é um forte indicativo do quanto o comércio local está preparado para bem atender a população. “Ano após ano, nossos lojistas estão investindo continuamente em oferecer produtos e serviços de qualidade. Para tanto, claro, temos de passar uma ótima impressão, cativando clientes novos e antigos pela confiança e pelo profissionalismo”, afirmou Josué. E completou: “Mais uma vez, a FCDL/SC está ao nosso lado para trazer o que há de mais relevante para os nossos associados”.
Cogo ainda ressaltou que os pequenos detalhes podem fazer uma grande diferença na hora de deixar uma boa impressão: “A experiência para o cliente pode ser positiva ou negativa dependendo da forma com que ele é abordado pelo funcionário. Muitas vezes, um simples sorriso ou um gesto de gentileza significam uma boa venda e o retorno de um cliente fiel”.
Sobre o Palestrante
Ricardo Cogo é formado em Relações Pública (PUCRS), com especialização em Gestão de Negócios e Pessoas, e Master em Marketing Estratégico (ESPM). Possui sólida carreira na iniciativa privada, com experiências na CDL Porto Alegre, UniRitter (Laureate International Universities), Zero Hora (Grupo RBS), Brasil Telecom, entre outras.