Talvez a maior preocupação coletiva mundial no momento seja com a preservação do meio ambiente e com a saúde do planeta para as futuras gerações. Há um monstruoso caminho a ser percorrido e são ainda muito tímidas as ações práticas tomadas ao redor do mundo nesse sentido.
Por isso, na última quinta-feira (07), algumas entidades e profissionais da área reuniram-se para a troca de experiências, apresentando um pouco do que cada um está fazendo. O anfitrião Almir Anisio Rosa, Presidente da CDL Palhoça, abriu a reunião agradecendo o atendimento de todos ao chamamento feito e falando um pouco sobre os objetivos da união de esforços. Na sequência, o Sr. João Batista Lohn apresentou a sua experiência de coleta seletiva e reciclagem na Rede Mundial Mix (holding que administra os Supermercados Imperatriz, Brasil Atacadista, Mundo Car, Rádio Magia, dentre outros). Depois, o ambientalista Leonardo Quint apresentou o “Instituto Palhoça Menos Lixo” (instituição criada há relativamente pouco tempo e que zela pela limpeza de praias e rios do município) e as importantes ações práticas que vem sendo feitas. Também, em nome da ACIP, o Sr. Lincoln Lenoch, Diretor de Sustentabilidade Ambiental daquela entidade, apresentou o Programa Re-Óleo, lá desenvolvido. E, por fim, o Sr. Vanderlei Raulino da Silva, Assessor Jurídico da CDL de Palhoça, traçou um paralelo entre o Município de Palhoça e o de Jaraguá do Sul (cidade com praticamente o mesmo nº de habitantes que Palhoça), sobre as suas respectivas práticas de coleta, beneficiamento e destino final dos resíduos urbanos.
Pôde-se perceber o quanto precisamos avançar em termos de coleta seletiva e reciclagem ainda em Palhoça. Os presentes avaliaram por fim que o objetivo do encontro foi plenamente alcançado: que todos os atores envolvidos com o tema se conhecessem e que se iniciasse um processo de articulação para futuras ações conjuntas, nas áreas de educação ambiental, coleta seletiva, reciclagem e preservação do meio ambiente no município de Palhoça.