Dia das Mães: expectativa do comércio e incentivo às compras locais

Dia das Mães: expectativa do comércio e incentivo às compras locais

Considerada uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro, o Dia das Mães está chegando. E como de costume, mesmo diante dos números que foram registrados nos últimos dois anos devido a pandemia, as expectativas são promissoras para 2022. Afinal, nada melhor do que presentear as mamães com aquele mimo especial. 

Para ter uma ideia, conforme a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), cerca de 79% dos consumidores brasileiros devem fazer pelo menos uma compra para comemorar a data. 

Expectativa em números para venda no Dia das Mães

Assim como citado acima, a expectativa é que 79% dos brasileiros realizem compras. No entanto, em números, o que isso significa? Revela que aproximadamente 127,2 milhões de brasileiros devem presentear suas mães em 2022, o que deve movimentar cerca de R$ 28,16 bilhões no comércio e serviços especializados.

Já em relação aos consumidores, segundo a CNDL, 33% das pessoas pretendem gastar mais este ano, principalmente em um presente melhor, já que os produtos estão mais caros e porque vão comprar mais presentes. Por outro lado, 23% pretendem gastar menos, pois o cenário econômico está menor que no ano passado, seja pelo orçamento apertado ou para economizar.

Quais serão os produtos campeões de venda em 2022

A pesquisa da CNDL revela também que no Dia das Mães, os produtos que terão mais procura pelos consumidores serão roupas, calçados ou acessórios (44%), perfumes (37%), chocolates (23%) e cosméticos (23%). Em média, cada cliente pretende adquirir dois presentes e as principais presenteadas devem ser a mãe (76%), a esposa (19%) e a sogra (18%). 

A principal forma de pagamento será o parcelamento 

O consumidor está atento aos preços e a grande maioria (81%) busca realizar uma pesquisa antes de comprar o presente de Dia das Mães, sendo destaque os sites e aplicativos de compras, seguindo as redes sociais e shoppings. Com isso, a principal forma de pagamento será o parcelamento no cartão de crédito, depois o pagamento à vista e via pix. 

A expectativa do comércio local para a data

De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC), a intenção de compra dos catarinenses não será diferente dos demais estados brasileiros. A expectativa é de um gasto maior que nos últimos dois anos. 

Sendo assim, os consumidores pretendem gastar cerca de R$ 196,64. O que representa um aumento de 21% em relação a 2021. Além disso, a pesquisa indicou que 71,8% dos catarinenses devem realizar na semana do Dia das Mães, e as compras serão pagas no cartão de crédito.

Agora, a CDL Palhoça quer saber: Já realizou a compra de Dia das Mães? Se ainda não, o comércio de Palhoça está esperando você com uma grande oferta de presentes para sua mãe. Prestigie!