Ir para o conteúdo
  • CDL
    • SOBRE A CDL
    • COLABORADORES
    • EDITAIS DE CONVOCAÇÃO
  • SOLUÇÕES
  • CONVÊNIOS
  • AGENDA
  • NOTÍCIAS
  • NÚCLEOS
    • MULHER
    • RACE
    • MESA
  • CONTATO
  • CDL
    • SOBRE A CDL
    • COLABORADORES
    • EDITAIS DE CONVOCAÇÃO
  • SOLUÇÕES
  • CONVÊNIOS
  • AGENDA
  • NOTÍCIAS
  • NÚCLEOS
    • MULHER
    • RACE
    • MESA
  • CONTATO
Associe-se
SISPC

FCDL/SC renova parceria para combate à pirataria

  • maio 2, 2016
FCDL
Entidade do varejo catarinense compõe o Conselho Estadual temático | Foto: Kelly Suzuki/CDL Fpolis.

O combate à pirataria é uma das premissas da Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC), que renovou na quinta-feira, 28 de abril, o termo de cooperação que mantém com o Conselho Estadual de Combate à Pirataria (Cecop) para este trabalho. Para Ivan Tauffer, presidente da entidade, a adesão é uma das formas de proteger o consumidor. “Precisamos somar esforços, pois os ilegais prejudicam tanto o lojista – pela concorrência desleal – quanto o consumidor, que não tem qualquer garantia ou defesa dos seus direitos”, afirma.

A FCDL/SC integra o Cecop e mantém o trabalho articulado com o varejo estadual para coibir a venda de produtos de procedência duvidosa. Para Jair Schmitt, presidente do Cecop, para acabar com a pirataria é necessário fazer um trabalho de “formiguinha” e de investigação. “Assim como os ambulantes daqui precisamos nos prevenir também com as ‘Feirinhas do Brás’, que agitam todo o estado com instalações improvisadas em estacionamentos ou centros de eventos”, pontua.

A renovação do termo aconteceu na CDL da Capital, durante o lançamento da campanha sobre o mesmo tema. Na avaliação de Marco dos Santos, presidente da entidade, esta prática acontece diariamente na região central e necessita ser coibida. “Os ambulantes atuam livremente pelos calçadões do centro”, denuncia. “É preciso fazer um trabalho educacional e institucional para conscientizar as pessoas e coibir estas irregularidades que prejudicam a saúde da população, o bolso dos comerciantes e enganam os consumidores”, afirma. O presidente da FCDL/SC complementa destacando a importância da parceria. “Diante da atual conjuntura econômica, a tendência é a pirataria aumentar. Por isso, nós, preocupados com essa questão, resolvemos combater incisivamente a pirataria”, destaca o presidente Ivan.

De acordo com o líder do movimento lojista no Estado, o consumidor é prejudicado ao associar-se ao mercado pirata. “São produtos irregulares, com defeito, baixa qualidade, sem possibilidade de troca e prejudiciais à saúde, então, o consumidor é extremamente lesado e acaba incentivando a criminalidade que há por trás da pirataria”, diz Ivan.

> Text originalmente publicado no site da FCDL.

Veja as últimas notícias

| Happy Hour reúne lideranças da CDL Palhoça em noite de conexão e novas ideias
Últimas Notícias

Happy Hour reúne lideranças da CDL Palhoça em noite de conexão e novas ideias

  • 10/09/2026

Encontro reuniu diretores, embaixadores e coordenadores de núcleos da entidade…

Ver mais...
| Simples Nacional: empresas devem solicitar opção para 2027 até 30 de setembro
Últimas Notícias

Simples Nacional: empresas devem solicitar opção para 2027 até 30 de setembro

  • 09/09/2026

Mudança no calendário antecipa o período de escolha do regime…

Ver mais...
| MPSC recomenda atenção à formação de preços de materiais de construção após temporais em SC, CDL Palhoça orienta associados
Últimas Notícias

MPSC recomenda atenção à formação de preços de materiais de construção após temporais em SC, CDL Palhoça orienta associados

  • 08/09/2026

MPSC orienta comerciantes sobre a formação de preços de materiais…

Ver mais...
| Festival Gastronômico reúne estabelecimentos de Palhoça até 30 de setembro, com combos exclusivos e valores especiais
Gastronomia

Festival Gastronômico reúne estabelecimentos de Palhoça até 30 de setembro, com combos exclusivos e valores especiais

  • 02/09/2026

Já começou o Festival Gastronômico Palhoça + Sabor, uma realização…

Ver mais...
| Núcleo MESA reúne empresários da gastronomia para discutir processos, gestão e desafios do setor
Gastronomia

Núcleo MESA reúne empresários da gastronomia para discutir processos, gestão e desafios do setor

  • 18/08/2026

Na tarde desta segunda-feira, 17 de agosto, o Núcleo MESA,…

Ver mais...
| Dia dos Pais 2026: pesquisa da CNDL/SPC Brasil projeta R$ 29,7 bilhões em vendas
Últimas Notícias

Dia dos Pais 2026: pesquisa da CNDL/SPC Brasil projeta R$ 29,7 bilhões em vendas

  • 05/08/2026

Levantamento revela que 104 milhões de consumidores devem ir às…

Ver mais...
Ver mais conteúdos

Quer falar conosco?

Toque no botão abaixo e fale diretamente com a CedelinIA.

Fale com a CedelinIA

Institucional

  • Quem somos?
  • Soluções
  • Colaboradores

Contatos

  • (48) 3242-1900
  • contato@cdlpalhoça.org.br
  • Rua 24 de Abril, 2943 – 2º Andar Palhoça/SC

Sobre

A CDL Palhoça, há mais de 38 anos, representa e fortalece o empresariado local. Com sede própria e ampla estrutura, oferece serviços e benefícios aos associados, promovendo o desenvolvimento, a inovação e o crescimento sustentável das empresas, reafirmando seu compromisso com o progresso econômico de Palhoça.

© Copyright 2025 | Todos os direitos reservados