(48) 3242-1900

Registro com Protesto: mais garantias para os lojistas

A inadimplência é uma situação comum no setor lojista. Por diversos motivos, alguns consumidores não conseguem quitar suas dívidas ou prestações e uma compra simples, às vezes, transforma-se num processo desgastante para todas as partes envolvidas.

Neste sentido, a CDL Palhoça trabalha para atender ainda mais as necessidades dos lojistas e oferece o Registro com Protesto a todos os seus associados para aumentar as chances de uma cobrança mais efetiva e rápida.

O protesto é um ato formal destinado a comprovar a inadimplência de uma determinada pessoa, tendo basicamente duas finalidades: provar publicamente o atraso do devedor e resguardar o direito de crédito. Logo, o serviço traz garantias para os lojistas, que recebem valores atrasados, como para o cliente, que volta a conseguir o crédito (pois um cidadão com o nome protestado não conseguirá fazer novas compras à prazo ou realizar empréstimos).

Para o presidente da CDL Palhoça, Josué da Silva Mattos, o Registro com Protesto é um serviço inovador e exclusivo do SPC que se torna ainda mais importante em períodos difíceis da economia: “Não podemos nos esquecer de que o lojista também é um consumidor, pois adquire suas mercadorias no atacado. Então, para que esta rede de crédito não comece prejudicada, o Registro com Protesto é um caminho eficiente, com a vantagem de não necessitar o deslocamento físico até o cartório.

O sócio e proprietário da Derhaus Treinamento, Fernando Luiz Ribeiro, já fez uso do serviço e garante que o mesmo só traz ganhos. “A ideia do Registro com Protesto é ótima, pois só o Registro no SPC não assusta mais o devedor. Com o protesto é diferente: quando as pessoas não conseguem obter certos documentos ou realizar empréstimos, a busca por uma solução é mais intensa e imediata”, avalia Fernando.

Mesma opinião possui o sócio-proprietário da JF Compensados, Airton Macedo: “Posso garantir que o serviço é muito bom. O cliente, assim que recebe a comunicação do protesto, vem procurar a gente. E o retorno financeiro também compensa muito. O melhor é que realizamos tudo com muita tranquilidade e segurança”.

Entre as vantagens do Registro com Protesto, estão:

– O protesto é feito on line para sua comodidade e para a agilidade da ação;

– O associado não paga as custas cartorárias;

– A dívida não expira, permanecendo no cartório até sua quitação;

– Alto índice de recuperação de dívida (dados recolhidos pela CDL indicam que mais de R$ 50.000,00 já foram recuperados pelos lojistas no munícipio).

Vale destacar que a CDL Palhoça possui um Setor de Cobrança e está em vias de implantar uma Câmara de Mediação e Arbitragem, buscando realizar sempre uma negociação pacífica entre o cliente devedor e o lojista. O superintendente da entidade, Luiz Otávio Baasch, explica que “o objetivo é ajudar o empresário a cobrar sem constranger o devedor. Afinal, os lojistas querem continuar com seus clientes. Por isso, fazemos um trabalho neutro, sem tomar partido de nenhum dos lados envolvidos, buscando a conciliação. O serviço do “Registro com Protesto”, por exemplo, também é muito bom para o município, pois o cliente fica novamente com o nome limpo na praça e a economia local ganha ainda mais”.

Para usufruir do serviço, os lojistas têm de realizar necessariamente uma capacitação, principalmente para compreender todas as etapas do processo. Assim, no dia 03/05/2016, a CDL realizará em sua sede o Workshop do Registro com Protesto.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (48) 3242-1900, ou na própria entidade à Rua 24 de Abril, 2943 – 2º Andar Palhoça/SC.

ASSOCIE-SE A CDL

CONTATE A CDL

REDES SOCIAIS