(48) 3242-1900

Outubro Rosa: a prevenção pode mudar a sua história

O mês de outubro chegou e com ele uma causa muito importante: o combate e a prevenção ao câncer de mama. Conhecido como Outubro Rosa, o mês é marcado pela realização de diversas campanhas de conscientização e diagnóstico precoce do câncer de mama, afinal a doença é uma das que mais mata mulheres no mundo. 

E para explicar um pouco como surgiu a campanha e a sua importância, preparamos este conteúdo especial. Continue a leitura e confira o blog na íntegra. A CDL Palhoça apoia esta causa importante. 

O que é Outubro Rosa e como ele surgiu? 

A história do Outubro Rosa surgiu nos anos 90, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen For The Cure e distribuído para os participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. O seu nome remete à cor do laço rosa, pois simboliza a luta contra o câncer de mama, principalmente para atenção e participação da população, empresas e entidades na causa. 

No Brasil, a primeira iniciativa ocorreu a partir de um grupo de mulheres junto com uma empresa de cosméticos europeia, para a iluminação em rosa do monumento ‘Mausoléu do Soldado Constitucionalista’, o Obelisco do Ibirapuera, na cidade de São Paulo. Após alguns anos, diversas cidades brasileiras iluminam seus monumentos e promovem ações para o combate a doença. 

O toque que pode mudar a sua vida: Previna-se! 

O câncer de mama pode ser percebido através do toque, ao sentir um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja, também é comum aparecer pequenos caroços embaixo do braço. 

Por esse motivo, é fundamental procurar um médico para realizar a mamografia e verificar o caso. Além disso, ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos ajuda a evitar o câncer de mama e faz com que você tenha uma vida saudável. 

Importante destacar que o tratamento do câncer de mama é feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

Com que idade devo fazer a mamografia?  

O indicado, conforme os especialistas, é que toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar posto de saúde, ambulatório ou clínica para realizar o exame clínico das mamas. Ele deve ser feito anualmente. No entanto, no caso das mulheres entre 50 e 69 anos, o exame precisa ser realizado pelo menos a cada dois anos. 

 

CDL Palhoça promove venda de camisetas #JuntosPeloRosa para arrecadar verba à causa 

Durante todo o mês de outubro estaremos vendendo nossa camiseta #JuntosPeloRosa, no valor de R$30,00, no qual o valor será destinado para prevenir com mais força o avanço do câncer de mama na cidade de Palhoça. 

Além disso, iremos realizar o nosso tradicional Café Colonial que, inclusive, está com seus ingressos esgotados desde o primeiro dia de venda. Dessa forma, gostaríamos de agradecer a todos que estiveram e estão engajados nessa causa conosco. Sua colaboração fará toda a diferença para a prevenção do câncer de mama das mulheres de Palhoça.  

Quando será o café? 

Dia 30 de outubro, aqui na sede da CDL Palhoça!
Rua: Vinte e Quatro de Abril, 2493, 2º andar, Centro de Palhoça. 
Para comprar sua camiseta, entre em contato:

ASSOCIE-SE A CDL

CONTATE A CDL

REDES SOCIAIS